Natureza e cultura
1. A PERGUNTA ANTROPOLÓGICA FUNDAMENTAL – O QUE É O HOMEM?
1.1. É uma pergunta como tantas outras, mas...
1.1.1. Afeta diretamente o homem;
1.1.2. Coloca-o no centro da discussão;
1.1.3. Pergunta pela essência do homem;
1.1.4. Distingue o homem dos demais seres vivos.
2. A PERGUNTA ANTROPOLÓGICA E O ACONTECER HISTÓRICO:
2.1. “O pensamento filosófico responde – em geral e desde os tempos mais antigos – a uma aspiração fundamental do homem. É que o homem não está rigidamente atado ao acontecer natural, mas deve enfrentar a realidade para configurar sua vida de um modo autônomo e responsável.
Daí se perguntar pelo fundamento e sentido do mundo que vive” (CORETH, E. 1976).
3. A PERGUNTA ANTROPOLÓGICA – CHAVE DO QUE DENOMINAMOS HUMANO:
3.1. é a chave daquilo que denominamos humano, do que nos afeta profundamente. O homem se pergunta sobre sua essência. Ele precisa formular-se esta pergunta, pois pessoalmente é problemático para si mesmo. Em razão disto, se pergunta sobre sua origem, sobre os sentidos de sua existência e sobre o fim de sua vida:
3.1.1. De onde viemos?
3.1.2. O que estamos fazendo aqui?
3.1.3. Para onde vamos?
4. CICLO FUNCIONAL ORGÂNICO: REAÇÕES INSTINTIVAS
Todo organismo, até o mais rudimentar, se adapta, num sentido amplo, ao seu meio e se vê inteiramente coordenado com seu ambiente. De acordo com sua estrutura anatômica, possui um sistema receptor e um sistema destinado a responder aos estímulos de seu meio. O sistema receptor, pelo
qual uma espécie biológica recebe os estímulos externos e o sistema pelo qual reage a ele estão, em todos os casos, intimamente interligados, pois são elos de uma mesma cadeia, descrita por Uexkull como o círculo funcional do animal.
5. CICLO FUNCIONAL HUMANO (SIMBÓLICO)
O círculo funcional do homem não foi apenas quantitativamente aumentado; sofreu também uma mudança qualitativa. O homem, por assim dizer, descobriu um novo método de adaptar-se ao meio.
Entre o sistema receptor e o sistema