Tratamentos térmicos do aço
No nível atual da sociedade é difícil se pensar no mundo sem a aplicação do aço, a sua produção é um forte indicador econômico de um país. A sua utilização cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.
Fabricá-los exige técnicas que devem ser renovadas continuamente, e por isso existe o investimento em pesquisas por parte das indústrias. O início do uso e desenvolvimento do aço foi um grande passo para a humanidade mas ao mesmo tempo tem sido um grande desafio.
Tratamento térmico de aços
1. Definição
O tratamento térmico é um conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, afim de alterar suas as suas propriedades ou conferi-lhes características determinadas.
As propriedades do aço dependem, inicialmente, de sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menos escala, a estrutura do aço, resultando na alteração de suas propriedades.
Pelo o já citado podemos perceber a importância dos tratamentos térmicos, principalmente para os aços de alto carbono e nos que tem no seu constituinte elementos de liga.
Os principais objetivos dos tratamentos térmicos são:
- Remoção de tensões (oriundos de resfriamentos desiguais, trabalho mecânico, etc);
- Aumento ou diminuição da dureza;
- Melhora da ductibilidade;
- Melhora da usinabilidade;
- Melhora da resistência ao desgaste;
- Melhora da resistência a corrosão;
- Melhora das propriedades de corte;
- Melhora da resistência ao calor;
- Modificação das propriedades elétricas e magnéticas; Em geral a melhora de uma ou mais propriedades do aço, mediante a um determinado tratamento térmico, é conseguida com o prejuízo de outra, por isso é necessário escolher me maneira criteriosa o método a ser usado para que os