ERA VARGAS
O golpe de 1930
A política do café com leite foi questionada durante os anos 1920. Em 1926 um representante paulista, Washington Luís, foi eleito à presidência.Durante o governo de Washington Luís, a oposição à aliança entre paulistas e mineiros fortaleceu. Além disso, o então presidente indicou um outro representante de São Paulo para a sua sucessão. Washington Luís quebrou o acordo da política do café com leite e indicou Júlio Preste, governador de São Paulo, como candidato a presidência de 1930.
O governador de Minas Gerais, não aceitou a indicação e articulou uma aliança com políticos gaúchos para enfrentar os paulistas, colocando fim na política do café com leite. Em 1929, mineiros, gaúchos e paraibanos formaram a Aliança Liberal. Getúlio Vargas, governador do Rio Grande do Sul, seria o candidato da Aliança em 1930. João Pessoa, governador da Paraíba, seria candidato à vice-presidência.
As eleições e o golpe
Após meses de campanha e articulações políticas, as eleições foram realizadas em março. Julio Prestes se elegeu presidente com 57% dos votos. Houve acusações de fraudes de ambos os lados. Alguns membros da Aliança Liberal aceitaram a derrota, outros defendiam uma “revolução armada” para depor Washington Luís e impedir a posse de Julio Prestes.
O ambiente político tornou-se muito tenso. O governo federal anulou a vitória de vários deputados ligados à aliança Liberal. Para aumentar a tensão, o candidato à vice-presidência, João Pessoa, foi assassinado, devido a divergências políticas locais, o assassinato foi atribuído ao governo de Washington Luís.
A morte de João Pessoa causou grande comoção entre a população. Alguns membros da oposição retomaram a ideia da “revolução armada”. Getúlio Vargas entre outros políticos, tomaram a frente do movimento. Em 3 de outubro, as ações se iniciaram nos estados que integravam a Aliança Liberal e se espalharam pelo país nos dias seguintes.
Em 24 de outubro, Washington Luís foi deposto por uma