departamentalizacao 2
É uma divisão do trabalho por especialização com unidades organizacionais dentro de uma estrutura da empresa, é uma distinção onde pode se dar de duas maneiras: Vertical e Horizontal. A vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar). A horizontal ocorre pelo desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializados dentro do mesmo nível hierárquico da empresa.
Quando uma empresa é pequena e constituída de poucas pessoas não se é necessária a aplicação de um arranjo para agrupar as suas atividades , porém à medida que essa empresa cresce e se vê com a necessidade de atividades diversificadas elas tendem a dividir suas principais tarefas
Tipos de Departamentalização:
Funcional
Processos
Projetos
Matricial
Mista
A maioria das organizações usará mais de um destes tipos e a mais usada é a abordagem funcional que serão um grupo que dita as regras dentro da empresa.
Departamentalização Funcional: Agrupa funções comuns ou atividade semelhantes para formar uma unidade organizacional , ela pode ocorrer em qualquer nível e é normal ser encontrada próximo a chefia.
Vantagens:
Mantem o poder e o prestigio das funções principais
Cria eficiência através dos princípios da especialização
Centraliza a pericia da organização
Segurança na execução de tarefas e relacionamentos de colegas
Desvantagens:
A responsabilidade pelo desempenho esta somente na gerencia
Cada gerencia fiscaliza apenas sua função
Muita especialização do trabalho
Departamentalização por processos:
Processo é conjunto de atividades estruturadas e destinada a resultar em um único produto especificado para um determinado cliente ou mercado. É uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e entradas e saídas claramente identificadas Departamentalização
Vantagens:
Melhor coordenação e integração