lei maria da penha
Data da realização: 20 /09/2014
(SOMENTE AS RESPOSTAS – NÃO É NECESSÁRIO COPIAR OU DIGITAR AS QUESTÕES).
Identifique a AULA: 04
1 ATIVIDADE ESTRUTURADA: Gênero pode ser compreendido como uma criação cultural e social de papéis sexuais. Enquanto sexo diz respeito, basicamente, aos aspectos anatômicos dos corpos. Ou seja, sexo, está ligado às características anátomo-fisiológicas, determinadas biologicamente e diferenciando os “machos” e as ”fêmeas” de uma espécie, e gênero diz respeito à construção, cultural e histórica, ou seja, emerge nas relações sociais, dependentes das interpretações que os forjam. O conceito de gênero nos possibilita compreender a importância dos significados culturais e simbólicos atribuídos aos sexos. Violência de gênero caracteriza-se por qualquer ato que resulte em dano físico ou emocional, perpetrado com abuso de poder de uma pessoa contra outra, em uma relação pautada em desigualdade e assimetria entre os gêneros. Definimos como gênero os modelos socialmente construídos acerca do que vêm a ser homem e mulher. A lei Maria da Penha estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime. Outro tipo de violência baseada em gênero é a homofobia, caracterizada pela violência e discriminação contra lésbicas, gays, travestis e transgêneros.
2 CASO CONCRETO:
1- O conceito de gênero diz respeito ao conjunto das representações e práticas culturais e sociais constituídas a partir das diferenças biológicas entre os sexos.
- Violência de gênero caracteriza-se por qualquer ato que resulte em dano físico ou emocional, perpetrado com abuso de poder de uma pessoa contra outra, em uma relação pautada em desigualdade e assimetria entre os gêneros.
- Através da lei Maria da Penha que estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime.
1-Letra C está incorreta, pois a identidade de gênero está ligada a orientação sexual assim como outros fatores.