arte e arquitetura bizantina
Intrudução 3
Cristianismo Primitivo 4/5
A arte do cristianismo oficial 6
Arquitetura 6/7
Manuscritos ilustrados 7/8
Arte Bizantina 8/9/10/11
Arte Bizantina em Ravena 12/13
Ícones Bizantinos 14
Arte Bizantina em Veneza 14
Conclusão 15
Referências Bibliográficas 16
Introdução:
Neste trabalho foi abrangido dois assuntos: o cristianismo primitivo e o bizantino.
Começamos com a arte cristã primitiva, que surgiu após a morte de Jesus Cristo, com uma nova religião sendo proclamada pelos seus seguidores.
No inicio era proibida a pratica dessa religião, por isso os imperadores da época promoveram perseguições contra esses cristãos.
Morreram várias pessoas, entre eles os mártires - pessoas que morriam em defesa de sua fé - que eram enterrados em catacumbas, local onde surgiu as primeiras expressões da arte paleocristã.
Feita de forma simples e rude, o objetivo dessa arte era expressar acontecimentos da vida desses mártires.
A Arte bizantina foi a exaltação do cristianismo após a oficialização da religião no império romano.
Totalmente diferente da arte paleocristã, agora com uma forma mais detalhada e rica.
Expressada não só em ícones e mosaicos, mas também nas primeiras basílicas normalmente de planta quadrada possuindo absides e cúpula.
Uma arte majestosa que igualava personagens oficiais com personagens sagrados que iniciou no império Romano do Oriente mas logo dominou o Ocidente após a unificação.
Cristianismo Primitivo
Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos passaram a divulgar seus ensinamentos. Inicialmente, se localizaram em Judéia, província romana onde Jesus viveu e morreu, mas depois, a comunidade cristã se expandiu, levando o cristianismo para varias regiões do Império Romano.
Houve muitas perseguições aos cristãos, porque ainda não existia permissão para que o cristianismo fosse livremente professado. A primeira perseguição aconteceu durante o governo do