Departamentalização
Sumário
Introdução 04
Departamentalização 05
Departamentalização por Quantidade 06
Departamentalizações por Projetos 07
Departamentalização por Localização Geográfica 08
Departamentalização Funcional 09
Departamentalização por Clientes 10
Departamentalização Matricial 11
Departamentalização por Processos 13
Departamentalização Mista 14
Departamentalização por Serviços e Produtos 15
Conclusão 16
Referências 17 04
Introdução
Departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente.
Ela é representada graficamente pelo organograma que entretanto, nao apresenta todos os aspectos da estrutura organizacional. 05
Departamentalização
A Departamentalização tem suas origens na Teoria Clássica iniciada por Henri Fayol, que pregava a ênfase na Estrutura Organizacional como forma de aumentar a eficiência e aprimorar as relações entre cada segmento de uma empresa, seguindo uma hierarquia.
A partir da delegação de funções e integrando o ambiente externo com a organização, a departamentalização visa um aproveitamento dos recursos disponíveis de forma mais eficiente para controlar e coordenar as responsabilidades e os conflitos de interesses existentes nas empresas.
Visa fortalecer o desempenho funcional, que deverá ocorrer por meio de procedimentos apropriados:
Agregação: colocar os especialistas numa mesma unidade de trabalho a fim de possibilitar a troca de experiências, o que resultará em ampliação do cabedal de conhecimento de cada um deles e consequentemente se traduzirá em maiores índices de produtividade e qualidade. Com propósitos semelhantes, sempre que