Departamentalização
A departamentalização esta diretamente relacionada com a estrutura organizacional das empresas, ela é responsável pela prática de agrupar atividades e recursos, ou seja, seria uma forma de divisão do trabalho aproveitando todos os recursos disponíveis da empresa como, financeiros, pessoas, tecnologia, materiais e equipamentos. QUAIS OS TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO/ VANTAGENS E DESVANTAGENS
1 )Departamentalização por quantidade: Este tipo resume-se no agrupamentos de um elevado número pessoas reunidas com o objetivo de executar tarefas sob as ordens de um superior.
1.1 - Vantagens:
• O processo é estruturado, com pessoas focadas em um determinado tipo de tarefa.
1.2 - Desvantagens:
• Muitas vezes compensa muito mais um quadro reduzido especializado do que uma grande quantidade de pessoas
2) Departamentalização funcional: “[...]consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas na organização’’ (CHIAVENATO,2000).
Podemos definir que seria através do critério de semelhança de funções como, por exemplo, uma empresa tem o gerente financeiro, gerente de produção, gerente administrativo e gerente comercial; todos eles estariam no mesmo nível de departamento.
2.1 - Vantagens:
• Melhor comunicação dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de conhecimento técnico, além de ser um suporte concentrando sua capacidade de maneira eficaz, simplificando o treinamento do pessoal.
2.2 - Desvantagens:
• Reduz a cooperação interdepartamental e cria barreiras entre os departamentos em razão da ênfase nas especialidades
3)Departamentalização geográfica: Agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. Esta estrutura acontece mais nas áreas de produção e vendas
3.1 - Vantagens:
• Este tipo de departamentalização é muito útil quando as situações geográficas