Departamentalização
A departamentalização tem por característica o agrupamento e diferenciação das atividades de acordo com público alvo para quem o trabalho é executado. A base deste tipo de departamentalização constitui-se pelas características como idade, sexo, nível econômico, etc. Este tipo de segmentação é muito importante quando a companhia atende diversas classes de clientes, pois visa atender cada um com seus interesses específicos por algum produto da mesma. A divisão ocorre dividindo as unidades operacionais de modo que o objetivo seja atender um determinado tipo de cliente. É indicado quando diferentes classes de clientes requerem métodos específicos de vendas. Como vantagens deste tipo de departamentalização, temos:
a) A satisfação do cliente é o mais crítico aspecto da empresa.
b) O cliente é mais importante do que os produtos e serviços, assim estes se adaptam a ele. As diferentes características de produtos variam conforme as mesmas características dos clientes.
c) O objetivo primário é atender e satisfazer as necessidades dos clientes. Assim cada nível hierárquico se compromete nesta tarefa.
d) A organização concentra seus conhecimentos nas diferentes necessidades e exigências do mercado.
E como desvantagens, temos:
a) Com a priorização do atendimento ao cliente, as demais áreas da empresa podem ficar em segundo plano, como produção, finanças, etc.
b) Outros objetivos da empresa podem sacrificados pela preocupação com a satisfação do cliente.
Departamentalização por processo É amplamente utilizada nos níveis de produção e operação por empresas do setor industrial. A diferenciação e agrupamento são referenciados pelas sequências do processo produtivo/operacional, ou ainda pela organização e disposição racional dos equipamentos utilizados na rotina. É o processo de produção dos bens ou serviços que determina a estratégia de diferenciação e agrupamento. Definimos como processo as atividades estruturadas visando