Estruturas Organizacioanis
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
ALEXANDRA PIRES DE OLIVEIRA LAVÔR
RA: 20.12.194
BOITUVA – SP
2012
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Estrutura organizacional é a forma como a autoridade é atribuída através das relações de hierarquia, a forma como as atividades são especificadas e distribuídas e ainda a forma como são estabelecidos os sistemas de comunicação no interior das organizações.
Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente as mudanças e os objetivos e estratégias estabelecidas pela empresa.
A estrutura organizacional é de fundamental importância na gestão de uma empresa. Representa a adequação de tarefas, poderes e responsabilidades.
A divisão do trabalho facilita a operacionalização das tarefas, umas vez que não sobrecarrega os colaboradores da organização e a coordenação represe ta a integração de todos os indivíduos com os setores, departamentos, unidades de trabalho para o alcance dos objetivos organizacionais.
Organização de uma empresa são a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.
Djalma, 2002, p.84
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades de uma organização são dividas e coordenadas.
Stoner, 1992, p. 230
As estruturas organizacionais caracterizam-se por uma cadeira de comando, ou seja, por uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e especifica quem se subordina a quem.
Fayol
BENEFÍCIOS DE UMA ESTRUTURA ADEQUADA
Identificação das tarefas necessárias;
Organização das funções e responsabilidades;
Informações, recursos, e feedback aos empregados;
Medidas de desempenhos compatíveis com os objetivos;
Condição motivadora;
Toda empresa possui dois tipos de estruturas, a formal e a informal.