Desenho departamental
O desenho departamental refere-se à estrutura organizacional dos departamentos as divisões da empresa, ou seja, ao esquema de diferenciação e de integração existente no nível intermediário da empresa. Vimos que a diferenciação pode dar-se de duas maneiras vertical horizontal. A diferenciação vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar), enquanto a diferenciação horizontal ocorre pelo desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializados dentro do mesmo nível hierárquico da empresa.
• Conceito: Divisão do trabalho em termos de diferenciação entre diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos.
• Departamento:
Uma unidade da organização (departamento de produção, divisão de vendas, seção de contabilidade).
DEPARTAMENTALIZAÇÃO:
Quando uma empresa é pequena e constituída de poucas pessoas, nenhum arranjo formal para definir e agrupar as suas atividades é necessário. As pequenas empresas não requerem diferenciação ou especialização para distinguir o trabalho de uma pessoa ou unidade dos demais. Mas, à medida que as empresas se tornam maiores e envolvem atividades mais diversificadas, elas são forçadas a dividir as principais tarefas empresariais .
• Tipos de departamentalização:
Funcional
Territorial/geográfica
Por produtos/serviços
Por clientes
Por processos
Por projetos
Matricial
Mista
•Departamentalização Funcional:
Ele tem como objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas por ela. Funciona da seguinte maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por exemplo, ela deverá agrupar suas atividades em departamentos de produção e vendas.
Característica
Atividades homogêneas ,agregando especialização
Vantagens:
DEFINIÇÃO CLARA DAS TAREFAS
ESPECIALIZAÇÃO
MAIOR CONCENTRAÇÃO
DESVANTAGENS
Disputa por poder e valorização
Resistência á mudanças