artigo
QUALIDADE EM LOGÍSTICA
Resumo das Aulas
Prof. Isidoro
1
QUALIDADE EM LOGÍSTICA
1. O QUE É QUALIDADE?
Segundo Campos (1999), a qualidade de um produto ou serviço é medida pela satisfação total do consumidor. O conceito está sempre num equilíbrio entre fatores: qualidade intrínseca do produto ou serviço, custo e atendimento (quantidade, local e hora certos), não bastando atender apenas um destes fatores.
Segundo W. Edwards Deming (1990), qualidade não significa perfeição, mas a produção eficiente com qualidade, de acordo com a expectativa do mercado.
Segundo Joseph M. Juran (1990), qualidade é adequação ao uso ou à utilidade.
Segundo Armand V. Feigenbaum (1994), qualidade é a totalidade das características do produto e serviço, em marketing, engenharia, produção e manutenção, através das quais o produto e o serviço usados irão ao encontro das expectativas do consumidor.
Segundo Ishikawa (1993), qualidade é a rápida percepção e satisfação das necessidades do mercado, adequação ao uso dos produtos e homogeneidade dos resultados do processo (baixa variabilidade).
Segundo Taguchi (1990), a qualidade de um certo produto é determinada pelas econômicas impostas à sociedade a partir do momento em que ele é liberado para venda.
Segundo Philip Crosby (2001), qualidade é conformidade com as especificações de projeto. Segundo a norma IS0 9000 (2000), qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades ou expectativas dos clientes. Estas características podem ser físicas, sensoriais, comportamentais, temporais, ergonômicas e funcionais. Para refletir: imagine-se entrando em uma loja para comprar uma blusa de frio.
Após a compra, você foi questionado no sentido de destacar as qualidades do produto e serviço. Quais seriam as principais qualidades ?
Do produto:
Dos serviços:
Prof. Isidoro
2
QUALIDADE EM LOGÍSTICA
2. O QUE É PRODUTIVIDADE?
Segundo Campos (1999),