Desenho Departamental
Desenho Departamental
Administração - 1° Período
1. Estrutura Funcional
Características: É a forma de departamentalização onde as todas as pessoas engajadas numa atividade funcional são agrupadas. A organização funcional é aquela claramente dividida em áreas de conhecimento ou departamentos, e que define uma hierarquia clara nessas áreas. A estrutura funcional encoraja a especialização.
Vantagens: A principal vantagem é a separação de funções de acordo com a especialização, desta maneira mantendo o prestígio das funções mais importantes da empresa e simplifica o treinamento dos funcionários.
Limitações: As maiores responsabilidades são levadas ao nível institucional da empresa, o que pode limitar o desenvolvimento. O modelo é muito rígido sendo que cada departamento é quase uma empresa independente dentro de uma empresa maior, havendo pouca comunicação interdepartamental. Esta tende a ser burocratizada e difícil.
Aplicações: Indicada quando a empresa é estável e de pouca mudança e requer desempenho constante de tarefas rotineira. E também quando a quantidade de produtos e serviço é pequena.
2. Estrutura por Produtos e Serviços
Características: É a forma de departamentalização onde as pessoas são agrupadas de acordo com a atividade de saída (outputs) da empresa. A empresa é reorganizada através de divisões de produto. Tudo está relacionado ao produto ou serviço oferecido. Geralmente as empresas com este tipo de departamentalização eram organizações funcionais. Este tipo de estrutura facilita o emprego da tecnologia.
Vantagens: É possível avaliar o desempenho através do sucesso do produto ou serviço. A enfatização sobre o lucro faz com que o executivo de cada departamento coloque mais atenção ao produto oferecido. Facilita a coordenação, permite o crescimento e diversificação dos produtos ou serviços por este ser o foco.
Limitações: Enfraquecimento e obsolescência na excelência técnica dos especialistas.