atividade colaborativa
BSC
O Balanced Scorecard é uma metodologia que liga as atividades de curto e longo prazo de uma organização com a visão, a missão e a estratégia desta, por meio do estabelecimento de metas mensuráveis. Além disso, ele cria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a missão e a estratégia e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro.
Para traduzir a missão e a estratégia em objetivos e medidas, o BSC é estruturado em quatro perspectivas diferentes: financeira, cliente, processos internos e do aprendizado e crescimento.
1. Perspectiva financeira: Os indicadores dessa perspectiva mostram se a estratégia de uma empresa, sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros, dessa forma os objetivos e medidas das outras três perspectivas tem como foco os objetivos financeiros definidos na perspectiva financeira.
2. Perspectiva clientes: A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão, visão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados, que podem ser comunicados a toda a organização.
3. Perspectiva dos processos internos: É a análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade.
4. Perspectiva do aprendizado e crescimento: A habilidade de uma organização em inovar, melhorar e aprender relaciona-se diretamente com seu valor. Essa perspectiva está direcionada à capacidade dos colaboradores organizacionais, bem como à motivação e à participação dos colaboradores nas decisões das organizações.
SEIS SIGMA
É um processo de negócios que permite às empresas melhorar seus resultados por meio de desenvolvimento