Departamentalização Matricial
Diante das recentes transformações da nova economia, competitividade, globalização e qualidade fazem parte do dia-a-dia das empresas. Nas últimas décadas, as inovações tecnológicas e modernos sistemas de informações mudaram o ambiente empresarial.
Para acompanhar as mudanças do ambiente, é necessário que as empresas busquem novas ferramentas de gestão aperfeiçoando técnicas que são essenciais na tomada de decisão dos administradores. Inevitável é mencionar Lunkes (2007, prefácio) quando afirma:
As mudanças ocorridas nas organizações aumentam a complexidade das atividades e passam a exigir das empresas maior quantidade de informações para controlar seu processo produtivo e tomar decisões nos níveis estratégico e operacional. Nesse contexto, é necessário apoiar as estratégias emergentes, como inovação, capital intelectual, produtividade, gestão do conhecimento e informação e foco no mercado, entre outras.
Devido a esta busca pela evolução no ambiente empresarial, as técnicas de gestão vão se aprimorando e novas vão sendo estudadas. Dentre as diversas técnicas, pode-se citar a Departamentalização matricial.
Basicamente, esse tipo de Departamentalização se caracteriza pela reunião da Departamentalização Funcional, com a de Projetos ou com a de Produtos. Sem sobra de dúvida, a Departamentalização de matriz é semelhante à de projeto, no entanto, há uma exceção principal. Na Departamentalização Matricial, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe, pois a organização do administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz.
Departamentalização
Conceito
É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Ou departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos)