Sistema aberto e fechado co
Sistemas de Informação |
Administração | Profº. Gerson B. |
Administração Matricial
Administração ou departamentalização matricial é um tipo de abordagem a projetos e tem como finalidade executar tarefas temporárias.
Pode ser compostas por profissionais de diversas áreas e abordar diversos tipos de projetos.
Exemplo de departamentalização matricial:
Fonte: sisdinf.blogspot.com.br
Conceitos de Organizações Matriciais
Com o intuito de aproximar o controle das empresas para mais perto dos gerentes e assim aumentar sua eficiência, desenvolveu-se um arranjo ordenado de partes organizacionais interdependentes, denominados departamentos. Esses departamentos provêm de uma departamentalização aos quais também dão origem a delegação de poder.
A Departamentalização Matricial caracteriza-se pela fusão entre a Departamentalização Funcional com a Departamentalização de Projeto ou Produto.
Essa fusão faz com que haja um aproveitamento maior dos projetos, pois os mesmos são passadas de uma equipe a outra, sendo executadas de formas diferentes, otimizando recursos e especialistas.
Enquanto o projeto segue para produção, os profissionais podem retornar a suas atividades normais ou assumem novos projetos. Esses profissionais normalmente ainda mantém suas responsabilidades em seus departamentos.
Hierarquia Em Estruturas Matriciais
O gerente de projetos deve reporta-se a um executivo de alto nível ou aos gerentes funcionais de maiores interesses nos projetos.
Há uma possibilidade de ocorrer um grande risco pelo fato de um supervisor em um determinado projeto pode ser trabalhador em outro e se os gerentes matriciais não mantém um bom relacionamento com os gerentes funcionais podem originar conflitos, sendo assim a possibilidade de dupla subordinação é um risco inerente, o que fere o princípio da cadeia comando.
A cadeia de comando é proveniente de dois indivíduos, o engenheiro francês Henri Fayol e