Sistema aberto e fechado de co
A Sociedade humana é formada por organizações de todos os tipos e tamanhos. A vida em sociedade é facilitada pelas actividades desenvolvidas por essas organizações nos mais diversos sectores de actuação. A prestação de Serviços como: saúde, energia, segurança pública, alimentação, lazer, educação, etc. atendem as necessidades humanas através das organizações.
Conceito Comportamento: Porto, em latim, significa levar. Em português passou a forma reflexiva: portar-se. O prefixo “com” denota um modo global de levar-se, portar-se. È o conjunto organizado das operações seleccionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências.
Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reacção de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.
Em termos científicos, o comportamento pode ser visto: a) Em Psicologia, o comportamento constitui o seu próprio objecto; b) Em Biologia, designa todas as acções e reacções dos seres vivos relativamente ao meio; c) Em Antropologia, são os aspectos da cultura necessariamente referíveis ao organismo humano; d) Em Economia, além das decisões dos agentes económicos, acções previstas pela teoria da racionalidade; e) Em Sociologia, as actividades dos grupos humanos.
Comportamento Organizacional As pessoas nascem, crescem, trabalham se divertem e morrem dentro de organizações. |
As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de Organizações. A produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas. Quanto mais industrializada for a sociedade, tanto mais numerosas e complexas se tornam as Organizações. Estas passam a criar um tremendo e duradouro impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos. Sejam quais forem os seus objectivos – lucrativos, educacionais, religiosos, políticos, sociais, filantrópicos, económicos, etc.