DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL
Na economia as estruturas de mercado ou formas de mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. As várias estruturas de mercado dependem de três características.
Número de empresas que compõem esse mercado;
Tipo de produto;
Se existem ou não barreira para o acesso de novas empresas.
As estruturas básicas de mercados são divididas em: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística, oligopólio e monopsônio. A conceituação de cada de cada uma das estruturas segue abaixo:
1. Concorrência Perfeita: Vários ofertantes e vários demandantes. É quando cada firma supõe que o preço de mercado será independentemente do seu nível de produto. Qualquer quantidade por ela produzida só pode ser vendida a um preço: o preço vigente no mercado. Este tipo de mercado tem duas características principais: Os produtos e serviços oferecidos para venda são todos iguais e os compradores e vendedores são tão numerosos que nenhum comprador ou vendedor pode influenciar o preço de mercado, portanto, são considerados apenas como tomadoras de preços. Não existem barreiras para o ingresso de novas empresas. Ex: Feira-Livre.
2. Monopólio: É aquele em que há apenas uma empresa do setor. Esta empresa fabrica ou vende um produto totalmente diferente de qualquer outro. Não há concorrência nem produto substituto. A causa fundamental do monopólio é barreiras à entrada, ou seja, que outras empresas não podem entrar e competir com a empresa que tem um monopólio. As barreiras à entrada tem três fontes: 1) Um recurso-chave (por exemplo, matérias-primas) é propriedade de uma única empresa, 2) As autoridades concedem direitos exclusivos para uma única empresa para a produção de um bem ou serviço e 3) custos de produção: