Organização do espaço e do tempo na escola
Organização do Espaço e o Tempo na Escola
“A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.
Este trabalho tem por objetivo criar espaços e tempos com atividades que visem o aproveitamento do espaço escolar abordando as disciplinas estudadas neste semestre, que são língua portuguesa, educação física e artes no 2° ano do ensino fundamental.
A relevância da organização do tempo e do espaço na Educação é verificada quando compreendemos que estes contribuem para o processo de aprendizagem, para a formação da autonomia, para a estabilidade e segurança. emocional da criança. Segundo Frison (2010), para bem desenvolver sua identidade a criança precisa sentir-se protegida e inserida num universo estável, conhecido e acolhedor. Afirma a autora que, ao pensar a organização do tempo e do espaço nas instituições de Educação, precisamos levar em conta as dimensões cognitivas, motivacionais e contextuais potencializadas pelas crianças ao utilizarem como elementos de aprendizagem o imaginário, o lúdico, o artístico e o afetivo. O espaço físico escolar externo também precisa ser pensado, pois nele a criança amplia seus conhecimentos enfrentando espaços que não conhece tanto nos quais elas podem desenvolver atividades livres e espontâneas, que a estimulam a desenvolver-se em seu sentido intelectual e afetivo. A organização espaço/tempo do fazer pedagógico é desafiadora e, muitas vezes, reveladora da forma os professores, concebem e realizam o trabalho docente. Pensar nesse espaço de atuação pedagógica é pensar que a primeira presença se faz pelo corpo que ocupa um espaço e estabelece sentido.