Aaaaaaaaaaaaa
SUMÁRIO
Introdução 3
Origem da contabilidade 4
Primeiros sinais de existência da contabilidade na antiguidade 4
Evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas. 6
Objetivos da contabilidade 7
Usuários da contabilidade 7
Características qualitativas de informação em demonstrações contábeis 8
Relatório da diretoria 8
Notas Explicativas 8
Parecer dos auditores independentes 8
Valor adicionado 9
Os princípios da contabilidade 9
Ativo 11
Ativo intangível 11
Passivo 13
Patrimônio liquido 13
Contas de reservas 13
Conclusão 14
Referências: 15
Introdução
Apresentamos aqui um prévio estudo da origem e fundamentos da Contabilidade buscando através deste compreender os princípios e postulados desenvolvidos pelo CVM, CFC e CPC, para que desta forma fique claro o objetivo da contabilidade dentro de uma empresa e seu fundamental papel dentro de uma organização.
A contabilidade é um instrumento de carga tributária e, consequentemente, de redução de custos, fator fundamental para o aumento dos lucros.
Origem da contabilidade
Por volta de 1494 foi publicado na Itália o Tractus de Computis ET Scripturis dentro da obra Summa de Arithmética, geometria, Proportioni et roporcionalitá. Segundo frei Luca Pacioli, matemático, teólogo e contabilista, é considerado o “pai” da Ciência Contábil moderna.
Sabe- se, portanto, que Frei Luca Pacioli não foi o inventor do método, ele apenas descreveu a metodologia que já era usada na Itália, desde o século anterior.
Segundo Clóvis Luis Padoveze, em termos históricos, indicam que a ciência contábil praticamente surgiu com o advento da civilização. Com sedentarização da humanidade e a descoberta da capacidade do homem de armazenar bens, nasceu a necessidade de controle desses bens. Há evidências históricas de