Periodica
01/08/2012 · by Hiroshi · in Arquitetura, Japão. ·
[pic]
Você já ouviu falar do arquiteto japonês Kengo Kuma? Bem, ele é conhecido por suas obras um pouco “radicais” e nas próximas semanas irei mostrar o trabalho dele. Para começar, uma obra mais “normal”, o Ginzan Onsen Fujiya.
Onsen, para quem não esta familiarizado com o termo, significa em japonês, águas termais. Muito famosos por aqui, os japoneses adoram se banhar nos onsens e praticamente escaldam seus corpos nesses locais que podem ser a céu aberto ou fechados.
Nas localidades onde existem nascentes, é comum que sejam criados estabelecimentos onde as pessoas podem tomar banho e até mesmo passar a noite, como um hotel ou pousada.
O arquiteto japonês Kengo Kuma foi chamado para renovar esta edificação de 4 andares chamada de Ginzan Onsen Fujiya, uma tradicional casa de banho em Yamagata.
[pic]
Ele utilizou da tradicional arquitetura japonesa, mas com um toque demodernidade no projeto. Kuma manteve a fachada original do prédio, mas mudou toda a organização interior da pousada. No novo projeto ele criou um átrio com pé direito duplo com camadas de telas de bambu e vitrais personalizados.
A fachada ganhou janelas novas e maiores com brises verticais de bambus.
[pic] No átrio, uma delicada tela de bambu, feita com vãos de 4 milímetros,contorna todo o espaço. Kuma também incorporou nesse ambiente vitrais quase invisíveis, chamados de Dalle de Varre (usados primeiramente na Idade Média).
[pic]
A pousada conta com 5 onsens privados, este da foto acima é cercado por paredes de estacas de bambu.
[pic]
Kengo kuma utiliza da luz natural tanto quanto for possível e neste projeto não foi diferente. Através de janelas de madeira com shoji (telas de papel), a luz entra com facilidade no ambiente.
[pic]