Ergonomia
Trabalho de Ergonomia
Tema: Posto de Trabalho
Matéria: Ergonomia
Professor: Hilton Porto
Alunos: Alexandre Augusto Lima Tavares
Luciano Costa de Moraes Filho
Turma: N02
Data: 08/04/ 2013
Aracaju, Brasil
Posto de Trabalho
O conceito para posto de trabalho é que o posto é uma célula ou subunidade operacional primária que compreende tarefa, deveres e responsabilidades atribuídos a cada colaborador-executante. Ele forma conjunto operacional integrado pelo homem, instrumentos e meios auxiliares indispensáveis à realização de certa tarefa. E no posto de trabalho se analisa dois aspectos: O aspecto social (corresponde à tarefa, a deveres, a responsabilidades e a conhecimentos) e o aspecto físico (refere ao lugar, à máquina, à ferramenta, à mesa, etc.).
Enfoques do posto de trabalho Basicamente, existem dois tipos de enfoques para análise do posto de trabalho: o tradicional e o ergonômico. O tradicional é baseado nos princípios da economia dos movimentos, princípio ligado ao Taylorismo e o enfoque ergonômico é baseado na análise biomecânica da postura. * O enfoque tradicional é baseado nos estudos corporais necessários para executar um trabalho e na do tempo gasto em cada um desses movimentos. Ou seja, otimizando o tempo para aumentar a produção, ligado aos pensamentos de Taylor, melhor método escolhido pelo procedimento de menor tempo. * O enfoque ergonômico busca desenvolver postos de trabalho que reduzam as exigências biomecânicas. Tende envolver o operador a fim de realizar o trabalho com conforto, eficiência e segurança.
Projeto do posto de trabalho Nível 1: macro espaço: estudo do espaço global da empresa. Definem-se: dimensões de cada departamento e das áreas auxiliares, como estoques e manutenção, fluxo geral de MP, desde a entrada até a saída, equipe de trabalho, suas máquinas e equipamentos.
Nível 2: micro espaço: foca-se no posto de trabalho. Atenção ao trabalhador, o ambiente imediato, abrangendo a