Organização do conhecimento
A minha organização caminha em passos largos para Gestão do Conhecimento.
Por diversas vezes durante as aulas desse módulo, pude ter o prazer de vivenciar na prática alguns conceitos da Gestão de Conhecimento. Dentre os diversos tópicos, pude assimilar a busca do conhecimento, com um exemplo prático, onde, havíamos utilizados a uns dias antes em minha organização, um vídeo do Falconi, que foca no conhecimento para atingir os bons resultados, buscando internalizar nos colaboradores o conceito de CONHECIMENTO no aspecto em que podemos atingir todo e qualquer objetivo através dessa busca.
Passamos hoje a adotar muitos conceitos desse modelo de Gestão, não diria que 100%, pois temos muito a aprender para atingir tal nível, posso notar também que esses conceitos são mais fortes em determinados níveis e situações. A Renault hoje propicia grupos de trabalho onde se busca o conhecimento amplo de diversas áreas para atingir um objetivo macro na empresa. Existem comitês, onde, se instiga o raciocínio de todos os presentes para resolução de um problema.
A comunicação é forte e geral, fazendo com que chegue a todos os colaboradores a mesma informação, através de comunicados on-line e impressos, jornais internos, jornais da família e desdobramentos.
Em minha área dentro da organização, todos os problemas que resolvemos, são documentos, de forma que se acontecer em um outro momento, teremos a expertise para ajustar, não dependendo somente de um único individuo.
As novas idéias de todos os níveis, desde o operador, aos mais altos cargos, são estimuladas e motivadas constantemente, através de programas com premiações e reconhecimentos.
Enfim, acredito que a Renault favorece um ambiente propício a Gestão do Conhecimento, porém ainda não é algo que esteja enraizado as todos os membros da