organização do conhecimento
A informação é um componente intrínseco de quase tudo que uma organização faz. “Sem uma clara compreensão dos processos organizacionais e humanos pelos quais a informação se transforma em percepção, conhecimento e ação, as empresas não são capazes de percebera importância de suas fontes e tecnologias de informação.”
Sobre Percepção, acessar
A concepção atual de administração e a teoria organizacional destacam três (cenários) para o uso estratégico da informação, entre eles: criar significado: a organização a informação para dar sentido às mudanças do ambiente externo;
Construir o conhecimento: a organização cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos por meio da aprendizagem;
Tomar decisões: a organização busca e avalia as informações de modo a tomar decisões importantes.
A visão holística do uso da informação, é possível, a partir da análise destes três processos, suas correlações, interligações e dependências. Entende-se que uma empresa pode ser considerada uma organização do conhecimento a partir de sua capacidade de integrar de forma eficiente estes três cenários.
Percepção da informação sobre ambiente da organização
“… fornece o contexto para toda a atividade da organização e, em particular, orienta os processos de construção do conhecimento.”
“Quando existe conhecimento o suficiente, a organização está preparada para a ação e escolhe seu curso racionalmente, de acordo com os seus objetivos. A ação organizacional muda o ambiente e produz novas correntes de experiência, às quais a organização terá de adaptar, gerando assim um novo ciclo.”
Criação de Significado -> Interpretação da Informação
A interpretação da informação é o principal processo da fase de criação de significado. Esta interpretação consiste em “traduzir” mensagem e notícias sobre o ambiente.
“Os membros da organização devem decidir qual informação é relevante e deve receber atenção.”
Construção do