O que e Serviço Social?
ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é Serviço Social? (Coleção primeiros passos; 111). 6ª reimp. da 6ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
Ana Maria Ramos Estevão autora do livro “O que é Serviço Social?”, assistente social e professora, livre-docente, aposentada da Unesp, campus de Franca – SP. Atualmente coordena o curso de Serviço Social na Unifeg Guaxapé – MG; diante disso, podemos concluir que a mesma tem autoridade para tratar do assunto.
A autora inicia a obra “O que é Serviço Social?” mostrando como é a visão das pessoas sobre o que é o Serviço Social e como é feito o trabalho de assistente social, mostrando que, na sua maioria, é vista como a moça boazinha que o governo paga para ter dó dos pobres; A partir disso, ela vem mostrar como nasce o Serviço Social, como se institui e seus desdobramentos. Ana Maria mostra que o Serviço Social nasce a partir do surgimento da sociedade capitalista e os problemas advindos dessa. Vem expor o caráter caritativo dos primórdios do Serviço Social, sem nenhuma base teórica e sem o caráter profissional. Ela traz como marco importante para o início da profissionalização do Serviço Social, a fundação da Sociedade de Organização da Caridade em 1869, por que essa vem demonstrar a necessidade de se formar pessoas especificamente para realizar aquele tipo de trabalho. E com essa proposta de profissionalização é criada a primeira escola de Serviço Social do mundo, em 1899, em Amsterdã.
Ela vem mostrar também a importância dos escritos de Mary Richmond, assistente social americana, para a institucionalização do Serviço Social, e a necessidade de ter algo além desse caráter caritativo e religioso dos primórdios do Serviço Social. Contudo a autora mostra três formas de tratar os problemas sociais, que são, inicialmente tratando de casos isolados, o Serviço Social de casos, depois evolui para o Serviço Social de Grupo, devido à necessidade e a demanda que se apresentavam na sociedade capitalista, e finalmente,