RELIGIÃO NA CONTEMPORANEIDADE
7623 palavras
31 páginas
RELIGIÃO NA CONTEMPORANEIDADEESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
A amplitude que o tema “ religião na contemporaneidade” abarca, fez que com que buscássemos revisitar os vários aspectos que a questão envolve.
A direção da pesquisa teve como objetivo buscar por meio de definições quais os significados que o tema envolve. Para tanto, tornou-se imprescindível o entendimento sobre o papel das religiões; da importância do ensino religioso na formação ética do ser humano. Nesse escopo estão embutidos os aspectos que envolvem a espiritualidade e a busca do indivíduo por um sentido existencial; tentar compreender a religiosidade na atualidade, bem como, qual o papel do mercado acerca do marketing religioso e como se dá a conjunção dos aspectos religiosos e espirituais nesse contexto. Buscou-se tentar estabelecer, também, um paralelo dos aspectos religiosos incidentes nas profissões e que, igualmente contemplam a engenharia.
Foram consultadas 18 publicações na web de artigos e trabalhos científicos acerca do assunto.
Os elementos do grupo se responsabilizaram pela coleta de tais dados, de forma igualitária, para se pudesse ter uma visão mais acurada sobre o assunto. Do resultado final ficou-nos a impressão de que o assunto é vasto e que não se é possível ter uma visão hermética sobre um tema tão instigante e amplo. Mas espera-se que essa contribuição possa despertar o interesse reflexivo dos leitores acerca do assunto.
SIGNIFICADO - CRENÇA / CRENÇA RELIGIOSA
Crença - é uma condição psicológica que se define pela sensação de veracidade relativa a uma determinada idéia a despeito de sua procedência ou possibilidade de verificação objetiva. Logo pode não ser fidedigna à realidade e representa o elemento subjetivo do conhecimento. Ou seja, é o ato de acreditar, de ter por verdade algo que não podemos ter certeza, ou seja, que carecem de provas.
Necessidade de explicações:
Tão irredutível quanto a necessidade de crer, a necessidade de explicações acompanha o homem