CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM NA ORGANIZAÇÃO
Organizações de aprendizagem, são organizações que estimulam o ser humano a alcançar algum objetivo comum, buscam Inteligência e aprendizado contínuo tanto no individual (pessoa) quanto no coletivo (empresa/equipe).
São organizações que valorizam a aprendizagem contínua e também a criação de conhecimento (o funcionário traz para a empresa o conhecimento que já existe na sua bagagem profissional, acrescentando estes conhecimentos a empresa e aos demais funcionários).
Exemplos: Bancos
Os funcionários são devidamente treinados e capacitados a exercer tais funções.
Os funcionários são avaliados para ver a absorção do conhecimento que obteve no treinamento.
Feedback, é feita uma pesquisa no qual o funcionário tem a liberdade de sugerir melhorias nos processos efetuados no banco.
A gestão do conhecimento hoje é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. O conhecimento desempenha grande importância na história. A aquisição do conhecimento e aplicação do mesmo representa estímulo para grandes conquistas nas civilizações e empresas.
Parte da premissa de que todo o conhecimento existente nas organizações, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização, portanto, a aprendizagem organizacional, assume um caráter estratégico.
Duas formas se destacam entre as dimensões de aprendizagem, sendo elas:
Perspectiva individual-cognitiva: Ocorre desconectada do contexto.
Perspectiva sócio-prática: Considera os aspectos contextuais e contribui de forma equilibrada para a criação do conhecimento, sendo composta por duas modalidades, a Mentoria e as comunidades de prática.
Mentoria: É a pessoa que passa o conhecimento. Mentor, chefe, consultor, amigo,