indexação é organização do conhecimento
O conhecimento pode ser visto como algo provisório, pois a informação tem a possibilidade de transformar estruturas do conhecimento.
O profissional bibliotecário ao indexar um documento precisa refletir, pensar, avaliar a informação, ou seja. A indexação é o resultado desse processo cognitivo.
"Conhecimento é o resultado da cognição (processo de reflexão das leis e das propriedades de objetos e fenômenos da realidade objetiva na consciência humana)"
BRASCHER
A informação é o objeto a ser indexado que pode ser um livro, um artigo ou como no caso do presente estudo, uma arquivo de imagem em movimento. Quando o bibliotecário atua como indexador, ele sai do mundo dos objetos físicos e entra no mundo da cognição ou das ideias, onde a unidade elementar é o conceito.
A representação do conhecimento através de conceitos (palavras-chave) é fruto de um processo de análise de domínio. Este processo de organização do conhecimento se aplica as unidades do pensamento.
No caso da representação do conhecimento, a representação construída não se restringe ao conhecimento expresso por um autor, ela é fruto de um processo de análise de domínio e procura refletir uma visão consensual sobre a realidade que se pretende representar. A representação do conhecimento reflete um modelo de abstração do mundo real, construído para determinada finalidade.
BRASCHER
Os processos de organização da informação e organização do conhecimento produzem dois tipos distintos de representação, que são a representação da informação e representação do conhecimento. A representação da informação por sua vez, se trata do conjunto de atributos que representa determinado objeto informacional, é a representação física e de conteúdo, enquanto a representação do conhecimento permite descrever e fornecer explicações sobre os fenômenos que observamos, de