Conceitos para Organização da Informação
1 – A informação precisa ser organizada para ir ao encontro de vários objetivos tais como possibilitar facilidade no acesso, aprimoramento da recuperação, visualização e localização, independentemente de os objetos – ou documentos – serem físicos ou digitais. Tendo em vista que a informação é construída e organizada em função de objetivos, Smit (1988) e Lara (2002; 2007) questionam sobre as funções informativas e aspectos de informatividade para a constituição e o entendimento de novos sistemas, independente da tipologia do documento ou objeto informacional a ser analisado. Lara explica a relação da linguagem documentária com a OI, entendendo-a por uma perspectiva pragmática. Segundo a autora,
As formas de organização da informação variaram no tempo, dependendo dos valores e objetivos tomados como referência corroborando à maior ou mais restrita distribuição da informação. (...) tomar a linguagem como base para organização e circulação da informação é fundamental, já que é por meio dela que se realiza a comunicação. (LARA, 2007, p. 148-149)
Neste trabalho, utilizamos o conceito de Bräscher e Café (2010, p. 91) para OI em que “o objetivo do processo de organização é possibilitar o acesso ao conhecimento contido na informação“. Para as autoras, a OI envolve objetos (que podem ser físicos ou digitais), diferentemente da OC (Organização do Conhecimento) que envolve a definição de conceitos mais abstratos, filosóficos. Para as autoras,
A organização da informação é, portanto, um processo que envolve a descrição física e de conteúdo dos objetos informacionais. (...) Estamos, portanto, no mundo dos objetos físicos, distinto do mundo da cognição, ou das idéias, cuja unidade elementar é o conceito. (BRÄSCHER, CAFÉ, p. 92, 2010).
Entre os métodos de OI, tradicionalmente estudados na área de Biblioteconomia, estão os processos de catalogação, classificação, indexação e resumos e seus produtos derivados.
2 – Um conceito pode