ligacoes quimicas
Prof. JOBERT OLIVEIRA NEVES – 24/04/2014
Engenharia Elétrica – prédio 34, sala 203
REAÇÕES INORGÂNICAS
Ocorrência das Reações Químicas
Pode ser determinada por métodos diretos e indiretos.
Diretos: Consiste na análise qualitativa para para determinação das substâncias.
O que se deseja é determinar quais são os elementos que compõem uma determinada substância.
Indireta: Cosiste na modificação do aspecto físico do sistema. o As principais mudanças são: Formação de gases – liberação de bolhas pelo sistema o Formação de precipitado – substância formada não tem tendência de se dissolber em água o Dissolução de um precipitado – quando o reagente possui substâncias que são insolúveis, enquanto produtos, as substâncias passam a ser solubilizadas. o Aquecimento ou resfriamento do sistema – toda reação sofre um processo de troca de energia, pode ser intensa, percebidas ao toque das mãos ou de baixa intensidade, percebidas somente por calorímetros.
Endotérmicas – absorvem calor do meio.
Exotérmicas – liberam calor para o meio. o Mudança de cor – as substâncias absorvem luz em diferentes cores do espectro, portanto, cada substância apresenta diferênça na sua coloração.
Classificação das Reações Inorgânicas
Reações de Adição ou Síntese: São aquelas em que duas ou mais substancias reagem formando uma única. Estas reações são também conhecidas como reações de composição . Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos ou mais compostos.
A+B
AB
Mg + 1/2O2
Fe + S
H2 + Cl2
MgO
FeS
2 HCl
1
2 Hg + O2
2 HgO
Reações de decomposição: Como o próprio nome diz, este tipo de reação é o inverso da anterior (composição), ou seja, ocorrem quando a partir de um único composto são obtidos outros compostos. Estas reações também são conhecidas como reações de análise, pois são utilizadas na identificação dos compostos de um sistema.
AB
A + B (Onde A e B podem ser substâncias simples ou