Atividades formativas 1
1. a) Segundo a NP 418 (1988) existem três tipos de resumos analíticos, são eles: informativo, indicativo e informativo-indicativo. Relativamente ao resumo informativo, este é uma apresentação abreviada do documento na qual deve conter todas as informações quantitativas e qualitativas apresentadas no mesmo. Destina-se sobretudo a documentos de caráter experimental ou que digam respeito apenas a uma temática. Quanto ao resumo analítico indicativo, como o nome refere indica ou descreve a informação expressa num documento, apresentando os assuntos essenciais e modo como são tratados. Este resumo aplica-se nos textos discursivos ou extensos, como por exemplo em: revisões de conjunto, críticas ou monografias completas. Por fim, o resumo analítico informativo-indicativo articula a informação de modo informativo e indicativo, em que os assuntos fundamentais são apresentados de modo informativo e os restantes assuntos de modo indicativo. É utilizado quando a extensão ou o tipo e o estilo do documento o sugere.
b) Existe um conjunto de regras comunas para a elaboração de qualquer resumo analítico que passo a descrever: objetivo, metodologia, resultados e conclusões e informação marginal.
2. a) Como o título refere, este artigo faz uma breve resenha sobre a evolução das bibliotecas ao longo do tempo. Aborda a organização do conhecimento em bibliotecas destacando os sistemas de classificação e terminológico, comportando uma linguagem artificial com um léxico específico. “Dentro de cada um dos grandes tipos de linguagens documentais referidos, existiu sempre uma diversidade de soluções, com variadas metodologias e características de construção e representação, sejam elas consubstanciadas em catálogos sistemáticos, usando classificações, ou em catálogos alfabéticos”. É focado a evolução dos sistemas de recuperação por assunto desde as classificações Dewey e CDU até aos sistemas pós e pré- coordenados.