organizador previo
A HISTÓRIA DA FÍSICA COMO ``ORGANIZADOR PRÉVIO".
Wilma Machado Soares Santos a [wilma@if.ufrj.br] Penha Maria Cardoso Dias a [penha@if.ufrj.br] a Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
RESUMO
Estamos desenvolvendo uma linha de pesquisa, que consiste na elaboração de material instrucional para uso no Ensino Médio, assim como no Ensino de Licenciatura em Física. Essa linha de pesquisa já resultou em vários trabalhos: Monografia de Final de Curso, do Curso de Licenciatura do Instituto de Física da UFRJ, trabalhos apresentados na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, no próprio Simpósio de Ensino de Física e em artigos na Revista Brasileira de Ensino de Física.
Nossa proposta original é que a História da Física pode ser usada para prover elementos nos quais se suporta a aquisição de conhecimento, de acordo com os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel; mais especificamente, a História da Física é usada como um organizador prévio da teoria de Ausubel. Tendo esse pressuposto como fundamento teórico, elaboramos o material instrucional. Mas há vários modos de se olhar para a História da Física; entendemos que o modo que mais se ajusta ao uso que aqui é proposto é uma história que enfatize a construção dos conceitos da Física.
Neste artigo discutimos as bases conceituais do método e fazemos uma avaliação dos resultados obtidos, nos temas cosmologia, atrito, magnetismo e calor.
INTRODUÇÃO
Vários alunos do curso de Licenciatura do Instituto de Física da UFRJ que já lecionam no Ensino Médio e que cursaram disciplinas que vimos regularmente ministrando, a saber, História da Física, Instrumentação para o Ensino e Monografia de Final de Curso, têm-nos relatado suas dificuldades em obter resultados satisfatórios, quando ensinam Física da forma convencional abordada nas escolas. Eles, também, ainda apresentam dificuldades conceituais. Essas