aprendizagem significativa
MAPAS CONCEITUAIS, DIAGRAMAS V e UNIDADES DE ENSINO
POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS1
Marco Antonio Moreira
Instituto de Física – UFRGS
Caixa Postal 15051 – Campus
91501-970 Porto Alegre, RS, Brasil moreira@if.ufrgs.br http://moreira.if.ufrgs.br
1
Material de apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias
Facilitadoras. PUCPR, 2012, 2013.
FICHA CATALOGRÁFICA
2
APRESENTAÇÃO
Inicialmente, no primeiro artigo, é feita uma descrição detalhada da teoria da aprendizagem significativa na visão clássica de David Ausubel, segundo a leitura ou releitura de M.A. Moreira.
A seguir, nos artigos dois, três e quatro, os organizadores prévios, os mapas conceituas e os diagramas V são propostos como estratégias potencialmente facilitadoras da aprendizagem significativa. Finalmente, no quinto artigo, se propõe algo novo: uma unidade de ensino teoricamente fundamentada. A intenção do autor ao organizar esta recopilação de artigos é a de oferecer subsídios a professores que desejem mudar suas práticas docentes para facilitar a aprendizagem significativa de seus alunos em contraposição à aprendizagem mecânica, comportamentalista.
Caso algum desses artigos seja usado como referência na construção de algum material didático ou em alguma pesquisa, o autor pede que sejam utilizadas as referências originais de publicação nas revistas Qurriculum (primeiro artigo), Revista Chilena de Educación Científica
(artigos 2, 3 e 4) e Aprendizagem Significativa em Revista (quinto artigo), cujas referências aparecem em nota de rodapé na primeira página de cada artigo.
M.A. Moreira
2012
Revisado, 2013
3
SUMÁRIO
1. O que é afinal aprendizagem significativa?
05
2. Organizadores prévios e aprendizagem significativa
30
3. Mapas conceituais e aprendizagem significativa
41
4. Diagramas V e aprendizagem significativa
55
5. Unidades de Ensino