Ensaio de Impacto Charpy
Professora : Gisélia
Alunos: Victor Kenzo Uyeno ( RA: 12193-4 )
Henrique Ng Ribeiro (RA:12046-1)
Data do laboratório: 09/09/14
Data de entrega: 16/09/14
1. INTRODUÇÃO
O ensaio de impacto é de extrema importância para a engenharia, pois, ocorre pela aplicação repentina e busca de uma carga em um corpo de prova, e isto pode ser observado em muitas máquinas e processos de fábricas. Sendo este um ensaio simples e de baixo custo, ele é muito utilizado para simular situações reais e procura encontrar respostas aos problemas de fratura por choque.
Deve ser considerado no corpo de prova não somente a tensão produzida, mas também o problema da absorção desta, o que será um dos objetivos deste ensaio, pois a partir da quantidade de energia absorvida pelo corpo de prova podemos determinar algumas propriedades mecânicas como tenacidade, fragilidade ou quão dúctil o material é. Esta quantidade de energia absorvida pelo material ocorre por deformação plástica.
O ensaio é simples e dois métodos são muitos utilizados: Método “Charpy” e “Izod”. A diferença entre estes métodos é o sentido da pancada em relação ao entalhe, mas em ambos busca-se causar tração no ponto de entalhe, pois, o entalhe facilita a propagação da trinca por conter um estado triaxial de tensões.
Figura - Tipos de ensaios mais utilizados
(http://dc426.4shared.com/doc/xgvFD6Tw/preview.html)
Pode-se fazer também um estudo das propriedades do material, analisando sua superfície onde ocorreu a fratura.
Não são somente fatores relacionados à estrutura do material que influenciam na determinação de suas propriedades. Fatores externos como elementos fragilizantes e a variação de temperatura tem participação na resistência do material ao choque. No ensaio que realizaremos, as diferentes medidas serão feitas para um mesmo material, variando-se apenas sua temperatura, ou seja, determinaremos os efeitos