Ensaio de impacto
IST TUPY
RELATÓRIO - ENSAIO DE IMPACTO EM CORPO DE PROVA – AÇO 1020
Professor: Orlando Petri
Aluno: Leonardo Pagnoncelli Gava Turma: EGM 151
Joinville 2012 / 2ºsemestre.
1.0 OBJETIVO:
O trabalho proposto visa relatar as características de um corpo de prova de aço 1020 utilizando o ensaio de impacto de Charpy, obtendo assim informações importantes na área de projetos mecânicos e de construção civil.
2.0 INTRODUÇÃO:
Em qualquer projeto mecânico, construção civil, ou oriundo de outras áreas, tem como grande importância a realizações de ensaios ou experimentos que comprovem e acrescentem valores para o embasamento teórico, reduzindo assim possíveis desfalques e futuros problemas de projeto. Neste trabalho será relatado o ensaio de impacto de Charpy onde veremos a capacidade de absorção de impacto de um entalhe na peça. O ensaio ou teste de impacto Charpy foi desenvolvido em 1900 por SB Russell (1898, americano) e Charpy G. (1901, França). O teste tornou-se conhecido como o teste Charpy no início de 1900, devido às contribuições técnicas e os esforços de normalização por Georges Charpy . O teste foi fundamental para a compreensão dos problemas de fratura de navios durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, é utilizada em várias indústrias para ensaios de materiais utilizados na construção de vasos de pressão e pontes e para determinar como a tempestade irá afetar os materiais utilizados nos mesmos. 3.0 EMBASAMENTOS TEÓRICOS:
Um dos ensaios que nos permitem estudar os efeitos das cargas dinâmicas é o ensaio de impacto. Este ensaio é usado para medir a tendência de um metal de se comportar de maneira frágil. O choque ou impacto