Ensaio de Impacto
Ensaio de Impacto
Objetivo:
Obter resultados quantitativos em relação à resistência do material Aço SAE 1045 em diferentes condições de temperatura, avaliar então seu comportamento quanto à ductibilidade ou fragilidade nessas condições submetidas ao material e estimar a temperatura de transição do material.
Resumo:
O ensaio consiste no rompimento de um corpo de prova pela ação de um martelo em forma de pendulo.
Tal martelo é posicionado a uma certa altura h0 adquirindo energia potencial. Ao ser solto, o martelo rompe o corpo de prova Charpy tipo A e sobe uma altura h1. O dispositivo ao qual o martelo faz parte mede a variação de energia resultante do processo, aferindo então a energia de impacto.
Introdução Teórica:
A tenacidade de um material, avaliada a partir do ensaio de tração, pode dar uma idéia da sua resistência ao impacto, mas a relação não é necessariamente conclusiva. Esse fato tornou-se relevante durante a segunda guerra mundial, quando navios passaram a usar chapas soldadas no lugar da tradicional construção rebitada.
Sob impacto, trincas iniciadas em regiões de solda podiam propagar-se pelas chapas, que não apresentavam perda de tenacidade ou ductilidade em ensaios de tração.
Foram desenvolvidos então ensaios específicos para impactos, considerando que a resistência a eles é grandemente afetada pela existência de trincas ou entalhes e pela velocidade de aplicação da carga, condições que não podem ser facilmente implementadas em um ensaio comum de tração. A temperatura também exerce significativa influência.
Fig 01
O ensaio de impacto é simples conforme pode ser visto pelo esquema da Figura 01 (a): um corpo de prova padronizado com um entalhe é rompido pela ação de um martelo em forma de pêndulo. O princípio de operação pode ser analisado pela vista lateral (b) da mesma figura.
Supõe-se que o pêndulo seja levado até uma posição tal que