Ensaio de impacto charpy
TECNÓLOGO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECANICA
ENSAIO DE IMPACTO CHARPY
Aluno:
R.A.:
Turma/Termo :
Professor:
Nanomecânica: os desafios de medir coisas pequenas demais
Inovação Tecnológica
Publicado em 25 de Agosto de 2011
[pic]
[pic][pic]
[pic]
Ampliar foto
a) filme rígido é colocado sobre um substrato flexível. b) tração inicial gera rugas superficiais paralelas à tensão. c) uma tensão adicional gera um padrão regular de trincas no filme. d) uma imagem da amostra, que pode ser interpretada e medida por soft Chung, Lee/NIST
Por mais precisos que sejam, os paquímetros, micrômetros e rugosímetros atuais têm pouca ou nenhuma utilidade conforme a mecânica começa a se transformar em nanomecânica.
Nessas novas dimensões, os tubos, eixos e chapas começam a responder por nanotubos, nanofios e filmes.
O que era uma tela de um elemento filtrante, por exemplo, no mundo nascente da nanomecânica, torna-se uma película fina, ou uma membrana, usada em sistemas de osmose reversa ou em células a combustível, onde a "precisão" da filtragem atinge o nível das moléculas.
Mas a nanomecânica continuará necessitando de instrumentos de medição, para que os nanofuros das nanomembranas sejam consistentes com o fim a que se destinam e para que possam ser fabricados em larga escala sempre do mesmo tamanho.
Uma das técnicas mais promissoras para fazer essas medições em escala nanométrica acaba de ser desenvolvida pelo Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia dos Estados Unidos.
Estica e mede
A técnica é a primeira a determinar com segurança três propriedades mecânicas fundamentais desses filmes em nanoescala.
O módulo de Young, por exemplo - uma medida da rigidez ou da elasticidade - dos filmes finos e ultrafinos pode ser medido depositando o material sobre um pedaço de borracha de silicone e, a seguir, esticando-o cuidadosamente em uma direção.
Ao ser