Aprendizagem Significativa
Centro de Ciências da Educação – CCE
Disciplina: Psicologia da Educação I
Professora Mestra Lucineide Moraes de Souza
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL
Anna Rafaela Gomes da Silva Lapa
Danilo dos Santos Cunha
Debora Layane Ferreira Matos
Jefferson Soares Barbosa
Raphaell Marques da Silva
Teresina, janeiro de 2015
O presente trabalho advém da necessidade de se explicitar brevemente a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, assim como averiguar as implicações pedagógicas da mesma no âmbito da psicologia da educação.
Vida e Obra do Autor
David Paul Ausubel (1918-2008) nasceu no seio de uma pobre família imigrante judia, que escaparam da opressão da Europa Central. Cresceu como um jovem revoltado com o sistema de ensino autoritário, reacionário e por muitas vezes violento e extremamente coercitivo. Chegou a relatar um causo que marcou sua identidade como estudante e posteriormente como educador:
"Escandalizou-se com um palavrão que eu, patife de seis anos, empreguei certo dia. Com sabão de lixívia lavou-me a boca. Submeti-me. Fiquei de pé num canto o dia inteiro, para servir de escarmento a uma classe de cinquenta meninos assustados (…)". Para ele, "A escola é um cárcere para meninos. O crime de todos é a pouca idade e por isso os carcereiros lhes dão castigos.”. (AUSUBEL, p-31)
De certa forma, esse tipo de experiência e o espirito de revolta para com a situação educacional forjou as bases da sua pesquisa em prol de uma verdadeira aprendizagem escolar.
Epistemologia Teórica
Ausubel, diferente de outros teóricos mais tradicionais, enfatiza sua pesquisa predominantemente na aprendizagem humana, indo contra as formas de ensino mais mecânicas, que evidenciam praticamente o experimentalismo laboratorial aplicado nas salas de aula. Sua teoria tem como base o Cognitivismo, ou seja, trata de explicar como ocorre o processo de aprendizagem/ensino do indivíduo.