Fisica é cultura
Lídia Luiza da Silva – 21111FIS205 lidia.luiza.fisica@hotmail.com Tiago Baliones tiagobaliones@gmail.com Trabalho apresentado ao Milton Antônio Auth professor da disciplina Projeto Integrado de Prática Educativa V do Curso de Licenciatura em Física, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/UFU, como parte da avaliação.
Ituiutaba-MG agosto de 2014
Resumo
Este trabalho apresenta, com detalhes, o desenvolvimento de uma atividade interdisciplinar que envolve a ciência e a musica. Não nos resta duvida que o que vivemos e pensamos hoje é consequência de tudo que já vivemos: isso ocorre em termos individuais e sociais. Uma forma de conhecermos uma cultura, uma sociedade, a ciência desenvolvida por ela, é através de suas músicas e da história passada e recente. As atividades pertinentes à execução do projeto foram coordenadas pelo professor de Física, o qual teve como foco o “Projeto de Pesquisa sobre Prática Educativa Escolar”. O percurso metodológico foi ancorado em apresentações dentro dos trabalhos apresentados em sala de aula.
Palavras-chave: física, música, ciência.
Introdução
Qual é a relação entre a Física e a Música? Certamente, muitos de nós já nos fizemos essa pergunta e na maioria das vezes ficamos sem resposta. Por incrível que pareça, essas duas áreas possuem bastante relação, sendo imprescindível a um bom músico possuir conhecimentos apurados acerca de física e matemática. Na verdade, originalmente, a música era uma disciplina que fazia parte da estrutura curricular das universidades até o século XVIII, juntamente com a geometria, a astronomia e a aritmética, constituindo o quadrivium (ROCHA, 2002).
Mas, para a Física, o que é a Música? Bem, a resposta a essa pergunta deve ser mais bem elaborada (RESNICK, 2003). Todos os sons que ouvimos são produzidos por vibrações que excitam as