Administração
A rapidez com que as mudanças no ambiente externo e interno ocorrem é assustadora. A cada dia novas tecnologias vão surgindo e, em contrapartida as antigas vão sendo abandonadas; novas regras vão tomando forma numa economia instável e incerta; novas leis são criadas e incorporadas, enfim, umas séries de mudanças vão influenciando o desempenho organizacional. À medida que nós avançamos e nos aprofundamos na economia do conhecimento, os pressupostos básicos de boa parte do que se ensina e se pratica em nome da administração vão ficando totalmente desatualizados.
2. Qual o papel da Administração nos dias atuais?
Na Administração, primordialmente destaca-se:
# Planejamento - toda hora aplicada em planejamento eficiente produz melhores resultados;
# Organização - a organização é um outro fator facilitador na execução das tarefas: é aliada do tempo;
# Delegação - atribuição de tarefas para outras pessoas a fim de liberar o tempo para tarefas mais importantes e outras funções do cargo;
# Concentração - tempo mínimo (anterior à ação) que se julgar necessário para conseguir progresso nas atividades a serem desenvolvidas;
# Comunicação - a linguagem simples, concisa e isenta de ambigüidades assegura a compreensão e poupa o tempo com a eliminação de mal-entendidos.
A Administração ajuda à amenizar ou eliminar :
Falta de planejamento, falhas na comunicação, indisciplina, indefinição de objetivos na execução das atividades, menos prezo ou ênfase inadequada em certas tarefas, indefinição de prioridades, excesso de reuniões e burocracia interna, má utilização dos recursos (telefone, fax, xerox, computador), centralização do poder, execução de serviço particular, em horário comercial, resistência às mudanças.
No entanto a tarefa do Administrador é resolver problemas e liderar pessoas. As pessoas buscam realização. Mais do que um ato, um estado de espírito.