A cultura e a cultura física
1. A cultura
Definição: conjunto de valores materiais e espirituais criados pela humanidade, enquanto fenômeno social que representa o nível em determinada etapa histórica.
Fenômeno social > evolução no modo de produção em decorrência da satisfação de necessidades primárias;
Comportamento social > relacionado a acontecimentos sociais, políticos, econômicos, religiosos etc.
2. Cultura física
Definição: parcela da cultura que envolve o exercício físico enquanto prática sócio-biológica.
Relação social x biológica > social envolve o ser humano e a sociedade, enquanto a biológica se relaciona com a individualidade corporal.
Cultura física x trabalho (exercício físico) > na cultura física não se tem a preocupação com retribuição pecuniária, acontecem em tempos livres, espontâneos, competição. No trabalho a atividade física visa o capital, não possui caráter competitivo.
Correlação trabalho – atividade física > trabalho rural – hipismo, carteiro – marcha atlética, carteiro de bicicleta - ciclismo.
Cultura física x atividade biomédicas > dosagens de cargas com o objetivo de normalização funcional do organismo pelas atividades fisioterápicas e de reabilitação.
3. Evolução da cultura física
Antropologia > o movimento é uma resposta a necessidade de sobrevivência, estando relacionada ao desenvolvimento humano.
Sociologia > movimento entendido como forma de interação humana com a sociedade.
O homem primitivo e a dominação da natureza se mostram através dos antepassados simiescos que abandonaram as arvores e começaram a deslocar-se em dois apoios, dando inicio ao desenvolvimento pela posição ortostática.
- Engels (antropologia dialética materialista) e Mlinowski (antropologia funcional).
4. Cultura física na Grécia antiga
A influência marcante da Grécia na cultura física foi os fundamentos políticos da democracia, filosofia, mecânica, geometria, artes e outras ciências.
Elementos das atividades Gimnico-desportivas: