arquitetura
Como o arquiteto implantou o edifício no terreno?
Com o terreno irregular, formado pela união de dois menores, em esquina, com desníveis e uma encosta, com área total de cerca de 2.000 m², a solução encontrada pelo arquiteto foi compor a casa em três blocos perpendiculares, para aproveitar a topografia através de um design diferenciado.
Tal solução foi decidida a partir de qual consideração fundamental?
Como o arquiteto determinou o acesso ao edifício?
2. ESTRATÉGIAS DA COMPOSIÇÃO
Quais as vantagens da composição utilizada pelo arquiteto na solução para o projeto?
A distribuição em 3 pisos dispostos em eixos perpendiculares permite o deslocamento da terra para ser superada naturalmente, a posição da casa e também a sua orientação (Norte), fornece aos quartos e áreas sociais a melhor luz do sol possível.
O piso térreo, definido como um L, abriga as áreas de serviço e sala de estar / jantar, totalmente em vidro, de um lado tem vista para a parte de trás do terreno onde tem o deck da piscina; do outro lado, é protegido do sol e isolado da rua por um pára-sol longo, feito de grandes lajes de concreto, verticais colocados de forma irregular ao longo da fachada inteira. O piso superior, abriga os quartos e uma abertura em um grande deck de madeira, construída sobre a laje do teto sobre a sala de estar /jantar.
3. ZONEAMENTO E CIRCULAÇÃO
Como o arquiteto distribuiu o programa de necessidades?
Como o arquiteto determina a relação entre espaços sociais e privados?
Como define a circulação entre essas zonas? 4. ESTRUTURA E MODULAÇÃO
Como o arquiteto relaciona a planta e o corte, atento aos apoios estruturais?
5. ABERTURAS E FECHAMENTOS
Como e porque o arquiteto definiu o que abrir e o que fechar?
6. Relação Interior x Exterior / Público x Privado
O pavimento térreo é completamente transparente com fechamentos em grandes planos de vidros criando um ambiente totalmente integrado com o exterior e a área de