UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANH O Apresenta O De Trabalho Pt
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
MAPAS CONCEITUAIS E ORGANIZADORES
PRÉVIOS
DISCENTES:
ALINE GEORGIANE
GERLANE ARAUJO
ILLARA BARROS
LAUDEAN SANTOS
RACHEL MENDES
CHAPADINHA-MA
2014
MAPAS CONCEITUAIS E
ORGANIZADORES PRÉVIOS
MAPAS CONCEITUAIS
Mapas Conceituais são estruturas
esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede de proposições. Exemplo de Mapa
Conceitual
Os mapas conceituais foram criados em
1960 por Joseph Novak.
Baseado na Teoria da Aprendizagem
Significativa de David Ausubel.
Joseph
Novak
David Ausubel
ORGANIZADORES PRÉVIOS
São informações e recursos introdutórios, que devem ser apresentados antes dos conteúdos da matriz curricular, uma vez que tem a função de servir de ponte entre o que o aluno já sabe e o que ele deve saber para que o conteúdo possa ser realmente aprendido de forma significativa.
O objetivo dessa revisão bibliográfica foi analisar artigos relacionados a utilização didático-pedagógica dos mapas conceituais e organizadores prévios no ensino das ciências tanto no ensino fundamental como médio.
•
A Aprendizagem Significativa trabalha a interação de informações existentes com o conhecimento a ser adquirido através de conceitos assimilados e estruturados de forma que o indivíduo faça diferenciação entre eles, adquirindo conhecimento por meio de associações dos signos.
Mapas conceituais não buscam
classificar conceitos, mas sim relacionálos e hierarquizá-los. (MORAES, 2006)
•
Segundo Moraes (2006) mapas conceituais são estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede de proposições, de modo a apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo segundo a compreensão cognitiva do seu idealizador.
•
Os mapas conceituais representam uma modalidade didática que está começando a ser utilizada. A construção de um mapa