História da Matemática
Resenha crítica sobre O Contexto da História da Matemática como
Organizador Prévio
MACEIÓ
2014
Daniel Leandro Santos Barros
O Contexto da História da Matemática como
Organizador Prévio
Trabalho apresentado no curso de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação da Profa Viviane Santos, como requisito para aprovação na disciplina História da Matemática.
MACEIÓ
2014
O texto ressalta a importância da história da matemática como um organizador do conhecimento matemático, claro que a partir de concepções prévias estabelecidas, como a aprendizagem significativa e outros conceitos mencionados pelo autor, outro conceito citado pelo autor é o da relação arbitrária e substantiva, que consiste em relacionar os conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva do aluno, esses conceitos são denominados de subsunçores. A aprendizagem significativa propõe que o aluno manifeste uma disposição para tal, caso contrário ocorrerá uma aprendizagem mecânica dos conteúdos estudados.
O autor baseia o seu texto a partir das idéias do escritor e pesquisador Ausubel que foi um grande psicólogo da educação estadunidense, o mesmo propõe também uma conjunção entre a aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos e sua trajetória histórica.
Os tipos de aprendizagem escolar citadas pelo autor são a aprendizagem por recepção e a aprendizagem por descoberta. A aprendizagem por recepção consiste na forma pela qual os discentes recebem o produto final do conteúdo, a aprendizagem por descoberta consiste na forma pela qual os discentes são capazes de entender os conceitos a partir de uma construção lógica, entretanto tanto na aprendizagem por recepção quanto na aprendizagem por descoberta ela só será significativa se ao final do conteúdo o aluno poder fazer ligações com conteúdos já existentes em sua estrutura