Organismos Geneticamente Modificados
Definição: são aqueles organismos que adquiriram, pelo uso de técnicas modernas de engenharia genética, características de outro organismo, algumas vezes bastante distante do ponto de vista evolutivo.
Por exemplo, se isolarmos os genes que determinam a cor da casca da maçã e os pusermos numa banana, teremos uma banana que ao amadurecer não será amarela, mas sim vermelha. Assim, esta banana vermelha passará a ser considerado um alimento transgênico.
Resumindo: a OMG consiste em organismos cujo o material genético foi alterado, incluindo um novo gene ou alterando os genes existentes, de modo que ira conferir ao organismo novas características mais proveitosas pro Homem. Riscos Biológicos
São aqueles que incluem infecções agudas ou crônicas, parasitoses, reações tóxicas ou alérgicas a plantas e animais.
As infecções podem ser causadas por bactérias, vírus,ricketsias, clamídias ou fungos.
Precauções básicas: incluem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com a finalidade de reduzir a exposição do profissional a sangue ou fluídos corpóreos, e os cuidados específicos recomendados para manipulação e descarte de materiais cortantes contaminados por material orgânico.
Luvas: sempre que houver possibilidade de contato com sangue, secreções e excreções, com mucosas ou com áreas de pele não íntegra (como ferimentos, escaras, feridas cirúrgicas).
Gorros, máscaras e óculos de proteção: durante a realização de procedimentos em que haja possibilidade de respingo de sangue e outros fluídos corpóreos, nas mucosas da boca, nariz e olhos do profissional de saúde.
Aventais (capotes): durante a realização de procedimentos em que haja possibilidade de contato com material biológico, inclusive em superfícies contaminadas.
Botas: proteção para os pés em locais úmidos ou com quantidade significativa de material infectado (como centros cirúrgicos