Organismos Genéticamente Modificados
Sao organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas, como a cor, tamanho, cheiro, etc. Os OGMs possuem alteração em trechos da sua composiçao realizadas através da tecnologia do RNA /DNA recombinante ou engenharia genética.
OGMs e transgênicos apesar de, muitas vezes confundidos pelas pessoas, não são sinônimos: todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico.
Um transgênico é um organismo que possui uma parte do DNA de outro organismo, que pode até ser de uma espécie diferente. Já um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente mas não recebeu nenhuma região de outro organismo.
B- Revolução verde: conceito e definição
Durante a década de 1960 surgiu a revolução verde com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e modernização do campo para que aumentassem a produtividade para acabar com o problema da fome, que afetava o mundo inteiro. Isso se daria através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.
Houve um grande aumento da produção agrícola, porém, o programa não eliminou o problema da fome, pois os produtos plantados nos países em desenvolvimento (Brasil, México, Índia, entre outros), eram exportados em grande parte para países ricos industrializados como os Estados Unidos, Canadá e União Europeia.
A revolução verde, obteve resultados positivos, mas piorou todo o cenário agrícola produtivo, aumentando a diferença social entre os pequenos e os grandes produtores.(* Aqueles que não conseguiram acompanhar as alterações tecnológicas foram engolidos pela revolução ao não acompanharem o nível de produtividade, se endividaram com empréstimos e acabaram tendo que vender suas propriedades à outros produtores que, por