trabalho de Português
De
Português
PROFESSORA: JACILDA
ALUNOS: JUNIVANDERSON e EVA MORENO
POETAS E POETISAS DO RIO DE JANEIRO
‘’POETAS’’
Lara de lemos Carlos Drummond de Andrade Fernando Pessoa Vinicius de Moraes Thiago de Mello Mario Quintana Gabriela Mistral Alice Ruiz Lya Luft Cora Coralina Florbela Espanca Cecília Meireles
LARA DE LEMOS 1925-
Cantiga do Pressentir
A noite já nos espreita e permaneço esquecida à beira do meu destino.
És tardo porque ignoras que vivo do que adivinho.
Repele a palavra esquiva não te cubras de distância, estende um lenço, um soluço, troca teus olhos de ausente por dois claros de esperança.
E vem, que te aguardo ainda nesses linhos de aconchego, em braços de puro embalo, em plumagens de mornura, em claras nuvens de espuma.
Enquanto não me descobres me perco em falas menores, me reparto sem vontade, tropeço pedras amargas, naufrago secretos mares.
TELEGR / AMOR
( Para Mario Quintana)
Viajo em ventos de saudade. A distância é ponte alada.
Vôo alto.
Busco o encontro como quem abrisse uma porta fechada.
Há muito.
Carlos Drummond de Andrade
1902 - 1987
Amar
Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados amar?
Que pode, pergunto, o ser amoroso, sozinho, em rotação universal, senão rodar também, e amar? amar o que o mar traz à praia, o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?
Amar solenemente as palmas do deserto, o que é entrega ou adoração expectante, e amar o inóspito, o cru, um vaso sem flor, um chão de ferro, e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.Este o nosso destino: amor sem conta, distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas, doação ilimitada a uma completa