Controle Biológico e Inoculantes
Autora: Ana Rosa Peixoto.
No inicio do artigo a autora faz um breve relato da importância econômica do tomate.
Posteriormente informa que entre as bacterioses do tomateiro, a murcha bacteriana causada por Pseudomonas solanaceraum é uma das mais importantes, nas regiões tropicais e subtropicais. Também foi dada uma abordagem do histórico da doença no Brasil, de como a bactéria infecta a planta, das condições que favorece a sua multiplicação e dos sintomas na planta. A murcha bacteriana e de difícil controle, por se trata de uma bactéria que tem uma sobrevivência muito alta nos solos. Para o seu controle e indicado a rotação de culturas. Ainda não existem produtos químico que elimine totalmente a Pseudomonas solanaceraum. O controle biológico e uma das medidas mais viáveis. Processo que utiliza a introdução ou manejo de bactérias antagônicas. Para que o controle biológico tenha sua funcionalidade efetiva, e necessário que seja empregada de forma correta.
Empresa Bio
Breve histórico da empresa, a Total Biotecnologia faz parte do grupo Total, que há mais de vinte anos atua em nível nacional na fabricação e distribuição de produtos químicos perigosos. A empresa possui uma planta de última geração, especializada na produção e desenvolvimento de inoculantes líquidos, atendendo prontamente toda América do Sul.
No inicio da visita, o grupo foi recebido pelo responsável técnico Ricardo Silva Araújo e o Diretor Comercial, que relatou como é o mercado de inoculantes no Brasil. Passando grandes informações para os que estavam presente. Também ressaltou a importância dos inoculantes para o avanço da agricultura brasileira.
A visita às instalações começou pela casa de geração de vapor, que fornece vapor para esterilização de vários equipamentos ao longo do processo produtivo. Ver imagens 01 e 02.Unidade de geração de Ar estéril, que fornece ar