bioinoculantes
Como uma empresa que produz bioinoculantes para gramíneas, adquirimos a função de buscar novos microrganismos responsáveis por melhorar a produtividade vegetal, envolvendo crescimento e desenvolvimento.
Para isso, partimos do princípio: inoculantes agrícolas são produtos que contém algum microrganismo com ação benéfica para o desenvolvimento das plantas.
À medida que microrganismos, principalmente fungos e bactérias, foram sendo bem estudados, verificou-se que eles poderiam possuir propriedades importantes para promover o crescimento das plantas.
Um dos microrganismos mais utilizados como inoculantes em gramíneas são as bactérias promotoras do crescimento vegetal (BPCV),que possuem a capacidade de colonizar a rizosfera, a superfície das raízes e/ou interior de espécies vegetais.
As BPCV’s podem estimular a produtividade das plantas por meio de diversos processos como a fixação biológica de nitrogênio, a solubilização de fósforo inorgânico(SFI) e orgânico, o sequestro de ferro por sideróforos, a redução dos níveis do etileno e produção de fitohormônios tais como auxinas(ácido indolacético-AIA), citoquininas e giberilinas.
Por este motivo, tais bactérias têm sido utilizadas como inoculantes para diversas culturas.
As vantagens desse processo são:
- aumentar a produtividade da cultura
- preservar a microflora e microfauna do solo
- reduzir o custo de produção
- recuperar os solos que possuem baixa fertilidade
- não provocar danos ao ambiente
2. Eficiência de bioinoculantes no crescimento vegetal
A análise da eficiência no solo deve ser percebida pela altura da planta, quantidade de folhas que foram desenvolvidas e diâmetro do colmo, comparando as diferenças causadas pela ação dos microrganismos inoculados.
Alguns microrganismos são dados como eficientes no âmbito da promoção do crescimento vegetal: Pseudomonas sp, Azotobacter, Clostridium, Azospirillum, Herbaspirillum, Burkolderia entre outros. Porém, surgiu recentemente a ideia de que as