Pré-sal: principais problemas e soluções enérgicas alternativas
Pré-sal: principais problemas e soluções enérgicas alternativas
1 . Resumo
Com o crescimento populacional e o desenvolvimento econômico crescente do Brasil cada vez mais está sendo exigido da matriz energética um aumento da sua capacidade. Recentemente foram descobertas grandes reservas de petróleo e gás natural em camadas profundas localizadas na costa brasileira chamada de pré-sal. Essa reserva traz um grande aumento na capacidade de produção de energia nacional, mas traz também impactos socioeconômicos e ambientais. Há dúvidas se a matriz energética que estava desenvolvendo fontes alternativas irá seguir neste ritmo. O presente trabalho busca expor os problemas da dependência de poucas fontes de energia e mostrar o potencial brasileiro no uso e desenvolvimento de energias alternativas.
2 . Introdução
Dentre as discussões sobre a questão energética, destacada pelo cenário mundial de escassez do petróleo e pelas mudanças climáticas, acarretada pela queima de combustíveis fósseis, despontam pesquisas e estudos técnicos, econômicos e de impactos socioeconômicos e ambientais de empreendimentos de energias alternativas ou renováveis voltados para o desenvolvimento de alternativas na produção de energia, a partir da biomassa, energia eólica, a energia solar, e a partir de pequenas centrais hidroelétricas, as quais atendem a demandas em áreas periféricas ao sistema de transmissão.
A gestão e a mitigação dos impactos ambientais provenientes da expansão da produção petróleo e gás natural no Brasil, especialmente das reservas do pré-sal, em razão de sua escala, podem ser considerados uma das questões mais desafiadoras para o debate sobre o desenvolvimento sustentável brasileiro entre governo, setor privado, instituições científicas e sociedade civil. A construção de uma base científica sobre o assunto é relevante para auxiliar na tomada de decisões